A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), retoma a oferta de serviços de fisioterapia nas áreas de ortopedia e neurologia, para pacientes que precisam de reabilitação. O serviço, ofertado no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II), funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e fica localizado na rua Libertador, continuação da rua Teresina, 99, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul. As atividades no espaço foram suspensas no ano passado, para priorizar a reabilitação dos pacientes na fisioterapia respiratória pós-Covid-19.
“No CER II o paciente tem acesso a um acompanhamento, feito por uma equipe multidisciplinar qualificada, para recuperar a capacidade de realizar atividades comuns da sua rotina e assim ter mais qualidade de vida”, destaca a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
Para ser atendido no CER II, o paciente precisa receber o primeiro atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em uma instituição da rede privada, onde, após avaliação médica, receberá encaminhamento para fazer o tratamento. “Com o encaminhamento em mãos, o paciente pode ir ao CER ou ligar para os telefones 98842-8729 e 98842-8608, para agendar o início do seu tratamento”, explica a diretora da unidade, Janaína Oliveira.
Na área de fisioterapia neurológica é ofertado tratamento de reabilitação para pacientes com sequelas causadas por Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumatismo raquimedular, Paralisia Cerebral (PC), Traumatismo Cranioencefálico (TCE), entre outros. A fisioterapia ortopédica promove a reabilitação física, sendo indicada para pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos de ortopedia, tanto no pré quanto no pós-operatório.
O CER II possui equipamentos especializados, para que os pacientes façam os exercícios de reabilitação como esteiras, bicicletas, barras de apoio e outros. O tratamento é feito por equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogo e médico especialista em fisiatria. A unidade oferta atendimento infantil e adulto e tem capacidade para atender 80 pacientes todos os meses.