O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, tomou posse, nesta quarta-feira (28), como membro do Conselho Fiscal do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília (DF). Marcellus foi escolhido para integrar a nova diretoria do Conass no biênio 2021-2022 em eleição realizada durante assembleia no dia 24 de março.
Marcellus ressaltou a importância da presença de amazonenses nos espaços de decisão nacional. “Temos a oportunidade de mostrar que o Amazonas é um estado diferenciado no território brasileiro. Além de ser o maior estado, temos dificuldades imensas e muito diferentes das demais regiões do país. As dificuldades da Amazônia nos trazem maiores desafios. O Conass e o SUS têm que ter um olhar diferenciado tanto para região quanto para os brasileiros que vivem nesta região”, enfatizou o secretário. Também foi reconduzido ao cargo o presidente do Conass, Carlos Eduardo Lula, secretário de Saúde do Maranhão.
De acordo com a Agência Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu a atuação conjunta dos três entes federativos que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) no esforço de combate à pandemia, em especial da execução do Programa Nacional de Imunização (PNI).