Durante evento na sede da Mardisa Ltda., no bairro da Paz, Zona Oeste, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou a compra de mais 30 novos ônibus intermediários e dez elétricos.
De acordo com David Almeida, estão sendo analisados ônibus convencional e o articulado, e que pode transportar até 100 passageiros com um custo bem acessível, dentro do que o sistema pode absorver. Ele citou que houve uma reunião com representantes da prefeitura, das empresas de transporte e dos trabalhadores.
“Vamos trabalhar já os primeiros passos para a aquisição de 30 ônibus como esse, e eu já adianto: estamos finalizando as tratativas para aquisição de dez ônibus elétricos, é uma realidade que nós vamos implementar na nossa cidade”, disse Almeida.
Um dos veículos analisados é o “O500 Super Padron”, que conta com, entre outros benefícios, capacidade para 100 pessoas; até 14 metros de comprimento e até cinco portas, podendo ser do lado direito ou esquerdo; motor traseiro de 310 cavalos, causando menor impacto dianteiro; ar-condicionado; volante multifuncional; economia de gasolina; conforto devido à suspensão pneumática; maior acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcDs) com menor altura de piso.
A partir do fechamento do contrato, os 30 ônibus têm de 90 a 120 dias para estar circulando nas ruas de Manaus. O prefeito destacou que, em resposta aos diversos acidentes de trânsito que têm acontecido na cidade de Manaus, a principal medida da prefeitura para preservar a saúde da população e inibir os acidentes será o retorno da fiscalização eletrônica – radares -, nas principais vias da capital.