A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (25), a Operação ‘Segurança Legal V’ que tem como alvo empresas de vigilância armada.
Mais cedo, a equipe esteve em um açougue de grande porte localizado no bairro Betânia, na Zona Sul. O foco era a empresa de vigilância que atua no local.
Isso porque, para atuarem armados, os vigilantes são obrigados a terem registros junto à PF, assim como porte de armas.
A operação iniciou nessa quarta-feira (24), e até o momento já percorreu diversos estabelecimentos comerciais em Manaus.
A ação está sendo realizada durante este dia em todas as 27 capitais e nas 95 unidades descentralizadas da Polícia Federal no país e visa encerrar a atividade de empresas que executam segurança privada sem autorização da Polícia Federal.
Está prevista a fiscalização de 565 estabelecimentos, entre casas noturnas, comércios, condomínios e outros. Desde 2017, a Polícia Federal vem realizado essa operação de âmbito nacional.
A contratação de serviços clandestinos de segurança privada coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, já que os “seguranças” clandestinos não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica.
Além disso, as empresas clandestinas não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços e contratar vigilantes.