O Comitê Enfrentamento à Covid-19 no Amazonas, durante reunião nesta sexta-feira (28/05), decidiu manter o horário de restrição entre meia-noite e 6h pelos próximos 15 dias, retomar aulas presenciais híbridas na rede estadual de Manaus e reforçar as medidas de rastreio e monitoramento dos casos da doença no Amazonas por conta do risco da variante B.1.617, identificada, pela primeira vez, na Índia.
Além de manter o horário de restrição de circulação, o comitê decidiu novas três flexibilizações para serviços não essenciais. O novo decreto entrará em vigor na segunda-feira (31/05).
A principal mudança é o início das aulas presenciais nas escolas da rede estadual da capital, a partir da próxima terça-feira (1º/06). Desde o início do ano letivo de 2021, os conteúdos eram repassados aos alunos por meio do projeto “Aula em Casa”. O novo decreto estabelece que as aulas na rede sejam no sistema híbrido, com a inclusão da modalidade presencial.
Ele estabelece também que lojas de acessórios poderão abrir aos sábados, o que até então era vedado. A nova norma vai autorizar ainda a reabertura dos zoológicos, com ocupação limitada a 50% da capacidade de público com garantia da ventilação natural, além das demais medidas sanitárias.