Uma surpresa, foi assim que definiram os alunos do Colégio da Polícia Militar CMPM VI, localizado no Residencial Viver Melhor, zona Norte, ao descobrirem que o campeão onze vezes do peso-galo, por uma das maiores competições de MMA do Mundo – One Championship – o amazonense Bibiano Fernandes iria palestrar para eles.
Com o objetivo de motivar e, principalmente, de alertar para os perigos da depressão, Bibiano Fernandes falou sobre sua trajetória no esporte e suas dificuldades de vida.
“Eu perdi minha mãe muito cedo e meu pai não tinha condições de nos criar, fui para o interior do Amazonas, mas, se hoje sou alguém, foi o esporte que me salvou e porque eu acreditei que eu poderia ser alguém”, falou.
Ao entrar no ginásio da escola, Bibiano comprimentou os alunos que estavam em formação. Ao longo da palestra, o atleta abriu para perguntas que eram feitas pelos alunos.
“Eu entrei pela primeira vez em uma escola com 10 anos. Eu não sabia ler com 10 anos e hoje falo inglês, espanhol, português e um pouco de japonês. Não deixe ninguém limitar vocês”, disse Bibiano.
Um dos questionamentos feitos pela aluna Talita Silva, do 7° ano, que está começando no jiu-jítsu, devido ser mulher já sentiu o preconceito das pessoas que desconhecem o esporte, foi sobre como não desisti?
“Existirão pessoas que irão dizer ‘você não consegue fazer isso, você não consegue fazer aquilo’, mas não é você, são elas, pois você consegue. Você consegue ser o que você quiser ser, não só um atleta de jiu-jítsu, mas como uma professora, advogada ou uma doutora, o que você quiser ser. Não deixe as pessoas limitarem sua mente”, completou o atleta.
Para o tenente-coronel e gestor do CMPM VI Lamongi, que é amigo pessoal do atleta e que fez o convite para o mesmo compartilhar suas experiências de vida e do MMA é de extrema importância, “vemos que os jovens precisam de palestras como esta. Estar próximo a um atleta de alto rendimento e contando sobre suas dificuldades é motivo de inspiração para eles”.
No momento em que os alunos poderiam fotografar com o atleta, o aluno Emanuel Silva, do 1° ano do Ensino Médio, emocionado desabafou, “eu luto jiu-jítsu também. Meu sonho é estar no mesmo canto que ele está e ir mais além também”.
Bibiano Fernandes defenderá o seu cinturão no dia 05 de dezembro, em Cingapura.