Após o sucesso do mutirão de vacinação em Manaus, que imunizou 141 pessoas contra Covid, o governador do Amazonas, Wilson Lima disse, nesta segunda-feira (14), que já pensa em realizar uma nova campanha na capital daqui a 15 dias. A declaração foi dada em uma coletiva de imprensa na qual ele e o prefeito da capital, David Almeida, avaliaram a ação do fim de semana.
A notícia empolgou o prefeito de Manaus que disse que vai orar para que se concretize.
“Em Manaus não teremos 3ª onda porque nós seremos os primeiros do país a vacinar toda a população”, disse o chefe do executivo municipal.
No entanto, a secretaria de saúde do município, Shádia Fraxe, foi mais cautelosa. Ela acredita que ainda não é possível dizer se a vacinação na capital vai avançar para as próximas faixas etárias nos próximos dias.
“Não tenho como dizer que vamos começar daqui a 15 dias para o grupo de 30 anos em diante. Paralelamente, temos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e precisamos cumprir essas metas. Mas Manaus cumpriu quase 100% de todas essas metas e por isso pudemos antecipar o grupo dos 40 anos”, disse a secretária.
Questionada se o próximo público será o de 30 anos em diante, Shádia também disse que é preciso fazer um novo planejamento estratégico, a partir do quantitativo de doses recebidas pela Prefeitura.
“Conforme a idade vai decrescendo, o público tende a ser maior. Dependemos da quantidade de doses, vamos ter uma conversa técnica com o Governo sobre repasse, mas não posso dizer que vai ser de 30 anos para cima, vamos colocar aí de 35 anos”, explicou Shádia.
“Se o cronograma do Ministério da Saúde for mantido, até o final de agosto toda população acima dos 18 anos estará vacinada”, afirmou o governador.