Morreu nesta terça-feira (1) o dublador brasileiro Isaac Bardavid, aos 90 anos. O artista é considerado um ícone na dublagem brasileira por seus trabalhos como Wolverine em filmes e animações,
Isaac estava internado em estado grave desde a última quarta-feira (26) devido a complicações causadas por um enfisema pulmonar.
O último pronunciamento da família foi no domingo (19), quando o neto do artista afirmou que Bardavid apresentava melhora no quadro respiratório.
“Isaac desde sempre tem problema de respiração, a doença dele está dentro do grupo DPOC. O nível de oxigenação dele sempre foi abaixo do considerado normal. Devido a idade avançada a doença estava insistindo em manter a oxigenação muito baixa, mesmo ele usando os aparelhos que já possui em casa, então ele precisou ser levado para tratamento no hospital”, disse o neto na publicação.
Carreira
Bardavid deu voz a personagens icônicos, como Wolverine, Esqueleto, o vilão da franquia He-Man, Odin (Anthony Hopkins) nos filmes do MCU, Capitão Haddock em As Aventuras de Tintim, Freddy Krueger, Tigrão e mais.