A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou na tarde desta terça-feira (31) a cidade de Manaus como sede da partida entre Brasil e Uruguai pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. O jogo está previsto para o dia 14 de outubro, em horário indefinido.
A possibilidade tinha sido adiantada pelo coordenador da seleção, Juninho Paulista, em entrevista coletiva no último dia 13. Na ocasião, o dirigente afirmou que faria vistorias na Arena da Amazônia para saber o estado do gramado antes de confirmar a decisão. Em nota, o assunto foi abordado: “A CBF assumirá juntamente ao Governo do Estado do Amazonas a responsabilidade pela revitalização do gramado da Arena da Amazônia”, disse em nota.
Além do campo, também preocupava a CBF a iluminação do estádio. No último dia 16, o governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, declarou que não haveria tempo hábil para fazer a troca dos refletores, que não estão funcionando. A Arena também está com problemas de estrutura há algum tempo – inclusive com relato de infiltrações no vestiário.
Na semana passada a CBF realizou vistorias no local e entendeu ser possível contornar a situação em cerca de um mês e meio.
A seleção brasileira está atualmente concentrada para os jogos da nona e décima rodadas das Eliminatórias, contra Chile (nesta quinta-feira, às 22h) e Peru (no dia 9, às 21h30). No meio do caminho há um dos jogos que foram adiados em março por causa da pandemia: duelo contra a Argentina no dia 5, pela sexta rodada.
Três novos jogos estão previstos para outubro. Além do compromisso contra o Uruguai na Arena da Amazônia no dia 14 ainda haverá dois embates como visitante: contra a Colômbia, em jogo atrasado da quinta rodada, e diante da Venezuela já pela 11ª rodada das Eliminatórias.