Após boatos sobre a instalação de câmeras em vias públicas com o objetivo de aplicar multas em motoristas em Manaus, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) divulgou na manhã desta quarta-feira (6), a diferença entre as câmeras instaladas pelo órgão que são apenas para monitorar do trânsito, e outras câmeras utilizadas para a segurança pública.
Com o aumento de acidentes de trânsito, em alguns casos com vítimas fatais, os radares de velocidade, conhecidos como “corujinhas”, foram reinstalados em alguns trechos da capital em setembro desse ano.
A reinstalação do circuito tem a finalidade de auxiliar os agentes de trânsito a localizarem os endereços com mais agilidade, conforme o IMMU.
São cerca de 31 câmeras instaladas pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC). E elas têm o formato retangular e foram colocadas em locais estratégicos, onde mais acontecem acidentes de trânsito.
Já as câmeras menores e redondas são do Centro Integrado De Comando e Controle (CICC) que atuam na segurança pública de Manaus.
As multas aplicadas através de câmeras de monitoramento não estão em vigor há anos. E qualquer informação sobre a aplicação de multa dessa maneira, é uma notícia falsa.