Crianças do 1º período do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Caio Carlos de Medeiros, zona Norte, da Prefeitura de Manaus, apresentaram nesta sexta-feira, 10/9, o resultado dos trabalhos pedagógicos do projeto Clube de Letramento e Linguagem de Programação e Robótica Procurumim, com o tema “Família em prol de uma Manaus tecnológica e inclusiva: a Iara e o rio poluído”.
O evento foi realizado com a participação dos pais, alunos e representantes da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a exposição de sete trabalhos, do total de 20.
A proposta do projeto foi criada de acordo com as oficinas realizadas pelo Procurumim, da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), da Semed. O objetivo foi aplicar o desafio do módulo 4 com a temática “Metodologias ativas”, com foco de planejar e executar uma aula gamificada na modalidade remota, contemplando um conteúdo interdisciplinar, a partir de uma história infantil.
Devido a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, as atividades foram realizadas de forma remota de fevereiro a julho. Na oportunidade, alunos e pais produziram em casa jogos de tabuleiro desplugados em cima da temática “A Iara e o rio poluído”.
Dessa forma, as crianças aprenderam conceitos de reciclagem, sobre o lixo e a separação seletiva em aulas transdisciplinares. Nesse sentido, também aprenderam os números, cores, formas e letras, transformando a família em mediadora e as crianças em programadores.
A professora formadora do projeto Procurumim, da GTE, afirmou que a escola faz parte do programa, com total de 45 unidades de ensino em toda rede, beneficiando mais de 10 mil alunos da educação infantil e do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
“Esse trabalho que foi desenvolvido com as crianças da educação infantil tem importância no sentido de prepará-las para o futuro. A proposta é o desenvolvimento do pensamento lógico e computacional do aluno, com a resolução de problemas a partir dos jogos, fazendo uso dos elementos do mesmo. Todo esse processo é muito importante para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças”, disse.
A professora e coordenadora do projeto Procurumim no Cmei, Michelle Nunes da Silva, disse que as atividades envolveram 44 crianças do 1º período, mas destacou a importância da temática na interação de alunos e pais. “Foi importante, porque as crianças estavam em casa e a família se tornou a mediadora. Passamos os ensinamentos para os alunos e pais ou responsáveis, que transmitiam para os filhos. Isso se tornou um ciclo de aprendizado entre a família, a criança e a escola. Todo esse resultado vamos trazer agora para dentro da escola, para explorar esse conhecimento”, contou.
A doméstica Rose Sabino Cortez, 36, mãe da aluna do 1º período, Fernanda Sabino Cortez, 4, comemorou o fato de ter participado junto com a filha das atividades sobre a temática em casa. “A importância do trabalho dela aprender, onde se deve preservar e não poluir o meio ambiente e os rios, foi excelente. Eu aprendi que, quanto mais a gente instrui os filhos, mais a gente aprende junto com eles. É fundamental poder participar desse processo de aprendizagem, porque é fundamental, tanto para mim quanto para eles”, concluiu.