Com o objetivo de dar visibilidade às iniciativas da gestão da saúde em Manaus e apoio técnico e financeiro para que possam ser expandidas, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e os subsecretários de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, e de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagib Salem, cumprem extensa agenda de reuniões em Brasília até a próxima quinta-feira, 19/8.
No Ministério da Saúde, os gestores da Semsa se reunirão, nesta terça-feira, 17/8, com a equipe técnica da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Na pauta, o Previne Brasil, que é a nova política de financiamento federal da Atenção Primária à Saúde. Serão apresentadas as estratégias em desenvolvimento na Semsa, que têm como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar o desempenho e os resultados do cuidado da Atenção à Saúde na rede municipal.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, fará um relato das metas de gestão e os desafios para alcançá-las. “Um dos principais pontos da gestão do prefeito David Almeida é a ampliação da cobertura de Atenção Básica para 75% até 2024, além da expansão da cobertura da atenção psicossocial e reabilitação, ampliação da captação de recursos federais, melhoria do desempenho e resultados do cuidado da Atenção à Saúde na rede municipal”, contou.
Segundo ela, entre os principais desafios, estão o financiamento, a fixação de profissionais, a regionalização dos serviços e, mais atualmente, o controle da pandemia de Covid-19 na capital.
Nesta quarta-feira, 18/8, a equipe de gestão participará da reunião do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), na qual também apresentará as metas, desafios e necessidades para a saúde em Manaus.