Aumentar o fluxo turístico dentro do Polo Industrial de Manaus (PIM) está é a ideia para fomentar o turismo na capital amazonense, apresentada nesta terça-feira (11), durante reunião entre representantes da Zona Franca de Manaus e o presidente da 10ª Comissão de Turismo da CMM, vereador William Alemão (Cidadania).
Entre as propostas estão previstas a criação do Museu da Zona Franca de Manaus e o programa “Zona Franca de Portas Abertas”. Além disto, a parceria visa estender opções de visitação às plantas fabris e utilização das grandes empresas como fator de atração turística doméstica e internacional.
A reunião foi realizada pela segunda vez entre as duas esferas, e também teve o objetivo de estreitar relações de parcerias, no sentido de auxiliar e dar suporte a projetos de leis, indicações e outras iniciativas que visem alavancar não somente o turismo, mas também outros vetores econômicos, particularmente comércio e serviços.
“Essa parceria com a Suframa permite a entrada da Câmara nas discussões e tomadas de decisões que abrangem o fortalecimento da economia regional, principalmente nesse momento de retomada após a pandemia de Covid-19. Vale lembrar que, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que o Amazonas está entre os dez primeiros estados mais afetados pelo desemprego; ocupa o oitavo lugar”, informou o vereador.
As atividades destacadas durante a reunião estão alinhadas com o Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), que foi criado no último dia 30 de março pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), com a finalidade principal de promover e estimular a articulação entre os segmentos econômicos, pilares da ZFM.
Ao suscitar negócios que tragam benefícios, como a geração de renda para a sociedade, o fórum também possibilita a integração do comércio varejista – de pequenos supermercados e estabelecimentos – com os agricultores e as agroindústrias locais. A iniciativa visa, ainda, aumentar as compras regionais, incentivar a agroindustrialização dos produtos e articular ações voltadas ao desenvolvimento de programas e de formação e capacitação, entre outros benefícios.
Além de William Alemão, estiveram presentes na reunião o superintendente adjunto da Suframa, coronel Amaral Filho; a coordenadora geral de Estudos Econômicos da autarquia, Ana Maria Souza; o advogado e gestor do Museu da ZFM, Marcelo Dias; e a diretora de Turismo da Manauscult, Oreni Braga.
Observatórios
A jornalista e membro titular do Conselho Nacional de Turismo, Rosângela Alanis, destacou a importância dos observatórios de turismo espalhados pelo Brasil, para sintetizar o universo do setor. Segundo ela, uma parceria com o observatório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tem o objetivo de estreitar laços com as instituições de ensino e o fomento do turismo na região.