O carro de uma auto-escola ficou atolado em uma cratera no Complexo de Treinamento de direção veicular do Detran-AM, localizado no bairro Santa Etelvina, na zona norte de Manaus.
As imagens da pista esburacada viralizaram nas redes sociais, nesta quinta-feira (29), e mostram um dos carros atolado um buraco na pista e em seguida, os alunos tiveram que empurrar o veículo para tirá-lo do atoleiro. Além disso, eles relataram que a maioria das auto-escolas possuem local próprio para treinamento, no entanto, é obrigatório a realização do treinamento no complexo do órgão que não possui a estrutura necessária para o exame.
Em nota, o Detran-AM “reconhece que a estrutura da pista não está em boas condições, mas que aguarda momento oportuno para pavimentação”.
Confira a nota na íntegra;
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que a área mostrada nos vídeos foi cedida, em 2013, a Associação dos Instrutores de Auto Escola para ajudar os Centros de Formação de Condutores (CFC) que não possuíam área própria de treinamento.
Mesmo com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga os CFCs a disporem de área própria de treinamento, o Detran-AM manteve a cessão do espaço sem cobrar nada das Auto Escolas.
É bem verdade que a área de treinamento e a de exames carecem de reformas devido há anos de uso.
Tanto que a reforma das duas áreas já foi autorizada pelo Governador Wilson Lima e o Detran-AM já enviou o projeto de engenharia para a Secretaria de Estado de Infra Estrutura (Seinfra) que está realizando os trâmites para solicitar a abertura de processo licitatório junto ao Centro de Serviços Compartilhados (CSC).
A reforma dos Complexos de Exame de Direção Veicular (CEDV) e de Treinamento de Direção Veicular (CTDV) irá modernizar e promover mais qualidade para seus usuários.
Enquanto o processo licitatório, que está em andamento na Seinfra, não é concluído, o Detran-AM irá realizar obras de tapa-buraco no CTDV. Contudo, será necessário aguardar uma diminuição das chuvas, que nos últimos dias têm castigado nossa cidade.
Por fim, vamos solicitar aos CFCs que priorizem a utilização de suas áreas próprias de treinamento até a conclusão das obras de tapa-buraco.