A Comissão de Artes, grupo pensante do Boi Garantido criada em 1999 foi desfeita em 2020 para dar lugar ao grupo técnico denominado Direção Geral de Espetáculo (D.G.E.).
O Boi Garantido sempre esteve a frente da disputa por títulos, porém durante a década de 90, ao perceber o avanço do Boi Caprichoso que conquistava um tricampeonato (1994-1996), e retomava a vitória em 1998, o Boi Garantido realizou um choque interno de gestão, criando um núcleo de arte que reverteu a situação e levou o Garantido ao encontro dos títulos. Neste período, o Presidente Antônio Andrade (na época diretor) assumiu junto ao Presidente Raúl Góes o formato de vários pensadores para a construção do espetáculo encarnado, criando durante suas gestões a Comissão de Artes.
Nos últimos festivais, a Comissão vinha demonstrando falta de fôlego, amargando 3 derrotas em 5 anos, quase repetindo o quadro da década de noventa com o Boi Caprichoso perto do tri. O desgaste do grupo se tornou visível ao comparar os títulos obtidos desde a sua criação. De 1999 até 2009, foram 7 vitórias para o Garantido, 3 para o Caprichoso e um empate, foi o período de ouro, mas que logo foi se perdendo; de 2010 à 2019 o Caprichoso avançou terreno, foram 5 vitórias para cada lado, sendo que nos últimos cinco festivais, a Comissão de Artes amargou três derrotas, dentre elas o ano de 2017, ainda na gestão de Adelson Albuquerque, considerado um dos piores anos da história do Boi Garantido, desde o CD até o Festival, este sentimento é praticamente unânime entre os torcedores.
O mesmo Presidente Antônio Andrade que há 20 anos atrás participou da montagem da Comissão de Artes sentiu o desgaste do grupo e assumiu a decisão de realizar uma nova reestruturação. Desta forma nasceu a Direção Geral de Espetáculo (D.G.E), que ainda não teve seus membros publicamente anunciados mas que já foram vistos durante a Live Parintins trajando as camisas desta diretoria artística, seriam eles: Ito Teixeira, Jorge Kennedy, Rubens Alves, Mencius Melo, Felipe Herzog, Allan Rodrigues, José Trindade, Raphael Moreira, Alfraney Cruz, Enéas Dias e Zilkson Reis.
Dos membros da antiga Comissão, Júnior de Souza faleceu este ano por conta da COVID-19 e Chico Cardoso se afastou do festival com problemas de saúde. Fontes internas indicam que Marialvo Brandão e Roberto Reis deixaram o Boi Garantido, já assinaram contrato e serão anunciados em breve no Boi Caprichoso, o comentário em Parintins é de que as cifras destes contratos giram perto dos R$ 200 mil reais, bem acima inclusive de grandes artistas de ponta do boi azul.