Wellington Dias, presidente do Fórum dos Governadores do Brasil, afirmou na manhã da desta quinta-feira (6/1) que os Estados vão garantir a rápida distribuição de vacinas destinadas às crianças de 5 a 11 anos. A remessa com os imunizantes da Pfizer chega ao Brasil na sexta-feira (14/1) e alguns estados com o Rio de Janeiro confirmaram o início da vacinação para o dia 17 de janeiro.
No Amazonas, no entanto, a agenda deve ser ainda mais rápida. A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatiana Amorim, disse que a previsão para o início da vacinação das crianças no Amazonas está entre os dias 15 e 16 de janeiro.
Ela ressaltou, ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde será responsável por toda a operacionalização da vacinação dos pequenos. E que para a vacinação não será necessária prescrição médica, mas que as crianças precisam estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
“Os números (de óbitos de crianças) podem não ser tão expressivos, mas para uma família é 100%. Você que é pai ou mãe pense no benefício da vacinação. A sua criança pode evoluir para estado grave e nós temos que protege-las “, afirmou.