O presidente dos Estados Unidos da América, Joey Biden, fez um pronunciamento na tarde desta quinta-feira (24), sobre a guerra declarada da Rússia contra a Ucrânia.
Segundo Biden, os ataques da Rússia à Ucrânia foram sem necessidade e premeditados. O presidente dos EUA falou que foram colocadas mais de 175 mil tropas na fronteira, que Putin instalou suprimento de sangue e construiu um hospital para atendimento aos militares.
Ainda de acordo com Biden, foram realizadas conversas para evitar o confronto, todas sem sucesso “Putin é o agressor, Putin começou essa guerra e agora ele e o seu país sofrerão as consequências”, afirmou o líder dos EUA.
Dentre as medidas para confrontar os ataques, Biden afirmou que vai proibir a importação à Rússia. Além disso, a Rússia não vai poder negociar em dólares, euros nem iene. O objetivo é impactar a capacidade da Rússia de fazer parte da economia. “Essa é a maior sanção econômica já vista na história”, afirmou Biden.
O presidente dos EUA disse que fará de tudo para defender seus aliados. Uma conversa com líderes do G7 já foi realizada e Uma reunião com a Otan está programada para amanhã, para mapear os próximos passos. Além disso, mais reforços militares da França e Alemanha serão enviados para a Ucrânia.