Amazonas está entre estados com taxa de ocupação de leitos inferior a 50%O Amazonas configura a lista de 20 estados com taxa de ocupação de leitos abaixo de 50%, segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado nesse domingo (29), pela CNN.
Além do Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.
De acordo com a CNN, o índice se refere tanto a leitos clínicos quanto a UTI.
Uma rede menos sobrecarregada permite que os hospitais abram espaço para pacientes com outros problemas de saúde e para a retomada de cirurgias e procedimentos eletivos.
Os dados foram consolidados pela Saúde, com base em informações das Secretarias Estaduais de Saúde. Na avaliação da pasta, a queda é um reflexo da vacinação no país. A imunização reduz as chances de infecção grave e de óbitos pela doença.
Segundo o Ministério da Saúde, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul estão na zona de alerta, com taxas de ocupação entre 51% e 69%. O Rio de Janeiro está na faixa de emergência, com 70% a 80%, e Roraima está na zona grave, com ocupação entre 80% a 94%.