Manaus contará com 39 pontos para a vacinação contra a Covid-19, no mutirão para intensificação da segunda dose, que acontece neste fim de semana. Neste sábado (28), vão funcionar 36 locais, sendo 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS), três clínicas da família, três policlínicas, três escolas, um centro de convivência e quatro pontos estratégicos, que funcionarão das 9h às 16h.
Três pontos de grande fluxo (sambódromo, Centro de Convenções Vasco Vasques e Arena da Amazônia) começarão a atender às 9h do sábado, em regime de “viradão”, até as 18h do domingo (29), ininterruptamente.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o foco dessa intensificação é a segunda dose, para quem tomou a primeira dose da AstraZeneca/Oxford há 56 dias ou mais; para quem recebeu a primeira dose de CoronaVac/Butantan há 28 dias ou mais; e para quem tiver tomado a primeira dose do imunizante Pfizer/BioNTech há 84 dias ou mais. Quem tem mais de 12 anos e ainda não iniciou o ciclo vacinal, poderá ser vacinado com a primeira dose.
A maioria do público previsto para esse mutirão está na faixa de 40 anos, porque coincide com a época em que foi aberta a vacinação para esse grupo, mas não vai haver restrição de idade, desde que obedecidos os intervalos mínimos estabelecidos. Quem estiver nesses prazos, independentemente da idade, poderá se vacinar com a segunda dose.
Documentos
Para receber a segunda dose, é necessário apresentar um documento de identidade original, com foto, CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Em caso de perda ou extravio, basta apresentar o aplicativo ConecteSUS, que pode ser usado no celular.
Para a primeira dose, o público entre 12 e 17 anos, precisa estar, obrigatoriamente, acompanhado por um responsável, que se não for pai ou mãe, deverá ser maior de 18 anos e assinar uma declaração no verso do comprovante de residência a ser apresentado, com cópia, além do documento de identificação, original, com foto, e CPF. As pessoas com 18 anos e mais devem apresentar o documento de identidade, CPF e comprovante de residência, com cópia.
A coordenação da campanha contra a Covid-19 sugere o cadastramento prévio na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação.