Cerca de 537 passageiros, que desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, foram testados contra Covid-19, em Manaus. Desse total, 419 exames do tipo teste rápido de antígeno, e 118 do tipo RT-PCR. Todos tiveram resultados negativos para a presença do coronavírus, segundo levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulga, nesta terça-feira (08), o balanço parcial de testagens para detecção do novo coronavírus em viajantes. Ao todo, foram testados 537 passageiros, sendo 419 do tipo teste rápido de antígeno, e 118 do tipo RT-PCR. Todos tiveram resultados negativos para a presença do vírus.
Os dados correspondem às coletas realizadas entre os dias 31 de maio a 6 de junho deste ano. A ação de testagens ocorre pela necessidade de monitorar e identificar o número de casos de infecções de Covid-19 no Amazonas, tendo em vista que novas variantes do vírus já circulam em outras regiões do Brasil.
A coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss/FVS-AM), Evelyn Campelo, explica que existe recusa de muitos viajantes para a realização do teste, e que a testagem é ofertada de forma voluntária.
“Estamos reforçando a campanha na intenção de identificar casos positivos, para realizar o isolamento em tempo oportuno, além de identificar o tipo da cepa causadora da infecção no viajante que desembarca em Manaus”, destaca Evelyn.
Monitoramento – A ação ocorre em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa Manaus).
A iniciativa conta com o apoio de 18 profissionais de saúde do quadro efetivo da SES, entre eles 10 técnicos de enfermagem, quatro enfermeiros e quatro farmacêuticos, que trabalham em plantão, abordando os passageiros no portão de desembarque, oferecendo o teste gratuito, bem como orientações de prevenção contra o novo coronavírus.
Referência – A FVS-AM é a primeira fundação pública estadual do país a reunir as vigilâncias epidemiológica, ambiental, sanitária e laboratorial. O órgão funciona, para atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos são (92) 3182-8550 e 3182-8551.