Os agentes da Força Nacional de Segurança chegam hoje à tarde ao Amazonas, onde ficarão pelo período de 30 dias. A confirmação é do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres, que recebeu o pedido de ajuda assinado pelo deputado federal do Amazonas, Delegado Pablo.
No encontro entre o deputado e o ministro, ocorrido ontem, em Brasília, Pablo relatou a crise na segurança pública vivida pelo Amazonas. O deputado falou dos ataques a delegacias, agências bancárias e postos de saúde, sem esquecer dos ônibus e ambulância incendiados pelos criminosos.
“Manaus viveu o caos no fim de semana, com os criminosos tomando conta da cidade. A onda de violência se espalhou pelo interior do Estado, com incêndios, roubos e destruição”, explicou Pablo ao ministro.
O parlamentar relembra que há 10 anos o Amazonas não faz concurso para a Polícia Militar. “O efetivo da instituição está defasado, o que sobrecarrega os policiais e compromete a segurança oferecida à população”, destacou Pablo.
O problema afeta também os quadros da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, que sofrem com a falta de efeito.
Pablo disse ao ministro que a população do Amazonas está com medo. Na segunda-feira, escolas, shoppings e lojas de rua fecharam as portas, com medo de ataques criminosos.