O governador Wilson Lima solicitou, na noite de domingo (06/06), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, o envio de tropa da Força Nacional de Segurança para atuar em apoio às forças estaduais de segurança nas ações de combate ao crime organizado.
“Ontem à noite formalizei pedido ao Ministério da Justiça para o envio de homens da Força Nacional ao Amazonas. O objetivo é que reforcem o trabalho das forças de segurança do Estado, que atuam no combate aos atos de vandalismo que têm acontecido nas últimas horas”, escreveu ele no Twitter.
Manaus vive uma onda de violência desde a noite de sábado (05), com registro de incêndios em pelo menos 11 bairros da cidade.
As tratativas com o Governo Federal já vinham sendo mantidas ao longo do dia de ontem (06/06), conforme anunciou o governador Wilson Lima durante live transmitida pelas redes sociais oficiais do Estado. A solicitação foi formalizada à noite, e o objetivo é que a tropa reforce o trabalho que já está sendo feito pelas forças de segurança estaduais, com o emprego de todo o efetivo das Polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM).
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) informa que as operações das polícias continuam e, até o final desta manhã, um novo balanço das ações será divulgado.
Até o momento a pasta confirma a prisão de 16 suspeitos de envolvimento com os ataques, sendo que uma delas é acusada de ter ordenado os atentados no bairro Redenção.
O governo do Amazonas informou, em nota, que órgãos da administração estadual vão funcionar em por trabalho remoto nesta segunda-feira. No entanto, segundo o texto, os serviços essenciais das áreas de saúde e segurança não sofrerão qualquer descontinuidade nos atendimentos.
As aulas nas escolas da rede pública foram suspensas e serão realizadas apenas na modalidade remota. Nas escolas particulares, também não haverá atividades.