O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou, na manhã desta quarta-feira, 12/5, o início da segunda fase da operação de limpeza dos igarapés da cidade, promovida pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Durante a ação na ponte de acesso ao bairro São Jorge, na zona Centro-Oeste, o chefe do Executivo municipal também reforçou o apelo à população para preservar as riquezas naturais e não despejar lixo nos igarapés da capital amazonense.
“Assim como esse igarapé, temos outros 20 pontos na cidade de Manaus onde temos que fazer esse trabalho. Venho pedir a conscientização da população. Vamos amar mais nossa cidade, nossos igarapés. Não podemos mais agredi-los da forma como nós estamos agredindo”, enfatizou Almeida.
De acordo com informações da Semulsp, diariamente, são retiradas aproximadamente 27 toneladas de lixo dos rios que banham a capital. Com a cheia dos rios Negro e Amazonas, a média quase triplicou. As equipes da prefeitura retiraram mais de 600 toneladas de resíduos nos últimos 15 dias.
“Esse é um apelo que eu faço como prefeito de Manaus, não só aqui (São Jorge), mas em todas as áreas da cidade onde há igarapé. Nós pedimos que a população possa tomar essa ciência e consciência de que nós precisamos preservar. Não podemos continuar jogando lixos nos nossos igarapés, fazendo-os de lixeira pública”, completou.
Além da limpeza dos igarapés, equipes da Semulsp também vão realizar um trabalho de conscientização com a população que mora no entorno do local.